Exército iraquiano emite imagens da refinaria de Biji para provar controle

  • Por Agencia EFE
  • 26/06/2014 10h30

Bagdá, 26 jun (EFE).- O Exército do Iraque assegurou novamente ter o controle total da refinaria de Biji – a maior do país, localizada na província de Saladino – e, pela primeira vez, apresentou imagens do interior da instalação.

Em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira, o porta-voz das Forças Armadas, o general Qasem Ata, divulgou uma serie de imagens gravadas em diferentes pontos da instalação petrolífera, as quais mostram um grande número de militares governamentais.

O porta-voz assinalou que a refinaria está protegida por uma unidade especial antiterrorista, além do Exército, das forças de segurança e de voluntários armados.

De acordo com a fonte, o Exército iraquiano matou três dirigentes do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) próximo à refinaria e destruiu 50 veículos e cinco tanques dos insurgentes sunitas em Saladino.

No entanto, o ativista Nuaman Jassim, que vive em Biji, disse à Agência Efe por telefone que a refinaria é muito grande e que os rebeldes dividem espaço com as forças governamentais. As imagens divulgadas, segundo a fonte, seriam apenas da parte que se encontra sob controle do Exército iraquiano.

Além de divulgar as imagens da maior instalação petrolífera do país, Ata também ressaltou que sua aviação matou oito terroristas do EIIL e destruiu sete veículos em uma ofensiva aérea contra suas posições na cidade de Al Qaim, na fronteira com a Síria.

O Iraque se encontra imerso em uma grave crise devido ao avanço de grupos insurgentes liderados pelos jihadistas do EIIL, que, desde o último dia 10, quando assumiram o controle da segunda cidade do país (Mossul), buscam dominar outras zonas do norte e do centro do país, incluindo a capital Bagdá. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.