Exército sírio envia reforços para repelir ataque do EI contra Palmira

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 15h31
  • BlueSky

Beirute, 14 mai (EFE).- O Exército sírio enviou nesta quinta-feira reforços e trata de conter com artilharia pesada e sua aviação o ataque do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) contra a cidade de Palmira, no centro do país e cujas ruínas estão incluídas na Lista do Patrimônio da Humanidade da Unesco.

Em uma conversa telefônica desde Palmira, o governador da província de Homs, Talal al Barazi, explicou à Agência Efe que os choques entre ambos os grupos ocorrem na periferia oriental e ocidental da população.

Al Barazi disse que no interior da cidade, que tem cerca de 70 mil habitantes, reina a tranquilidade e a estabilidade, apesar da proximidade dos combates.

O governador lembrou que os extremistas lançaram o ataque contra Palmira depois que ontem tomaram a cidade de Al Sujna, “que é estratégica porque serve de enlace entre a província síria de Deir ez Zor -um das fortificações do EI- e Iraque com os arredores de Damasco”.

Por sua vez, o ativista da opositora Rede Sham em Homs, Samer al Homsi, disse à Agência Efe pela internet que os enfrentamentos se concentram nas imediações da prisão de Palmira e em um complexo de casas de oficiais do Exército.

Al Homsi explicou que, por enquanto, os monumentos não estão ameaçados, porque os enfrentamentos ocorrem a aproximadamente 8 quilômetros da parte antiga, embora tenha ressaltado que “as forças do regime se concentram ali e na cidadela de Fajr Edin al Maani, o que lhes transforma em pontos suscetíveis para serem alvo” dos jihadistas.EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.