Explosão de bomba mata 12 pessoas que iam a casamento no Afeganistão

  • Por Agencia EFE
  • 31/05/2014 05h35

Cabul, 31 mai (EFE).- A explosão de uma bomba neste sábado matou 12 pessoas, incluindo sete mulheres e três crianças, que iam para um casamento na província de Ghazni, no leste do Afeganistão, informou uma fonte policial.

Os artefatos explosivos improvisados (IED) são, junto dos atentados suicidas, os métodos mais recorrentes dos talibãs para atacar as forças afegãs e internacionais, embora na prática causem um elevado número de vítimas civis.

Segundo relatório publicado pela ONU em fevereiro, os IED colocados pelos insurgentes foram a principal causa de baixas civis no Afeganistão em 2013 e provocaram 962 mortes, de um total de 2.959, e 1.928 feridos, de 5.656.

“É uma terrível realidade que as mulheres e crianças tenham sido assassinados e feridos no cotidiano, a caminho à escola, trabalhando no campo ou em viagem”, disse então Georgette Gagnon, diretora regional de direitos humanos da ONU.

O conflito afegão está em um de seus momentos mais sangrentos desde a invasão dos EUA, que provocou a queda do regime talibã há 12 anos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.