Explosões durante celebração do ano novo persa no Afeganistão deixa 6 mortos

  • Por Agencia EFE
  • 21/03/2015 12h55

Cabul, 21 mar (EFE).- Pelo menos seis pessoas morreram, cinco delas civis, e dez ficaram feridas neste sábado em várias explosões no Afeganistão durante a celebração do Nouruz, o Ano Novo persa, proibida no país asiático durante o regime talibã, informaram à Agência Efe fontes oficiais.

“Alguns civis estavam viajando de carro para ir celebrar o Nouruz quando passaram por uma mina colocada pelos talibãs, e dois deles morreram, ficando outros dois feridos”, disse um porta-voz do governador da província de Faryab, Sayed Masaod Yaqubi.

A explosão da mina terrestre aconteceu por volta das 9h local (2h30,em Brasília) no distrito de Khwaja Sabz Posh dessa província noroeste.

Outras três pessoas morreram e três ficaram feridas, duas delas policiais, quando por volta do meio-dia uma mina supostamente colocada por insurgentes explodiu durante a passagem de um veículo policial na cidade de Kunduz (nordeste), afirmou o porta-voz provincial da Polícia , Sayed Hussain Sarwari.

Os talibãs reivindicaram a colocação de explosivos e asseguraram que pelo menos seis policiais morreram ou ficaram feridos, embora os insurgentes costumem exagerar no número de vítimas.

Na província de Nangarhar, no leste do país asiático, por volta das 13h (6h30, em Brasília) um suicida detonou os explosivos que levava em um carro junto a um veículo das Forças de Segurança afegãs, segundo um comunicado do governo provincial.

O suicida faleceu na explosão, na qual cinco pessoas ficaram feridas, entre elas três membros das Forças de Segurança.

Este final de semana é feriado no Afeganistão pela celebração do Ano Novo persa de 1394, que começou nesta madrugada, e na maior parte do país são organizadas festas, proibidos durante o regime talibã entre 1996 e 2001.

As Forças de Segurança afegãs intensificaram recentemente suas ofensivas perante a iminente chegada da primavera, estação na qual aumentam os ataques insurgentes, especialmente nas zonas pouco acessíveis durante a época de frio e neve.

A Otan pôs ponto final em 2014 a sua missão de combate no Afeganistão, a Isaf, que foi substituída desde janeiro pela operação Apoio Decidido, com cerca de 4 mil soldados em tarefas de assistência e capacitação dos corpos de segurança afegãos.

Os Estados Unidos mantêm sua missão “antiterrorista” de combate no Afeganistão com cerca de 11 mil soldados, que devem permanecer no país até 2016, embora Washington esteja replanejando os termos e a duração dessa operação. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.