Fecham os colégios eleitorais para pleito presidencial na Macedônia

  • Por Agencia EFE
  • 13/04/2014 15h44

Skopje, 13 abr (EFE).- Os colégios eleitorais para o pleito presidencial na antiga República Iugoslava da Macedônia (ARIM) fecharam às 19h local deste domingo (14h, em Brasília), após uma jornada na qual não foram registrados incidentes.

Segundo a Comissão Eleitoral (DIK), às 17h local (12h, em Brasília) o índice de participação dos 1.779.572 macedônios chamados às urnas era de 41,23%.

Os primeiros resultados parciais são esperados para dentro de cerca de três horas.

O atual presidente macedônio, o conservador Gjorge Ivanov, afirmou após depositar seu voto que espera que depois das eleições “possa seguir trabalhando em prol dos objetivos estratégicos da Macedônia e para a prosperidade do país e dos cidadãos”.

O principal candidato da oposição, o social-democrata, Stevo Pendarovski, afirmou que espera que a votação “terminará com espírito democrático e serão respeitados todos os procedimentos.”

Um total de 8.325 observadores locais e 326 estrangeiros, pertencentes a diversas organizações europeias, estiveram presentes neste processo eleitoral.

Quatro candidatos se postulam para ocupar a chefia de Estado e, se nenhum deles obtiver mais de 50% dos sufrágios no primeiro turno, os dois mais votados se enfrentarão em um segundo turno marcado para o dia 27 de abril, quando também ocorrerão as eleições legislativas antecipadas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.