FMI aumenta para 2,2% previsão de crescimento da economia dos EUA em 2014

  • Por Agencia EFE
  • 07/10/2014 13h21

Washington, 7 out (EFE).- O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou nesta terça-feira de 1,7% para 2,2% a previsão do crescimento econômico dos Estados Unidos em 2014, mas manteve a projeção de 2015 em 3,1%.

No relatório “Panorama da Economia Mundial” divulgado hoje, o FMI destacou que a economia americana acelerou e conseguiu se recuperar após patinar nos três primeiros meses do ano.

No entanto, o organismo internacional advertiu que a política de normalização monetária do país deve ser “gradual” para manter a recuperação em andamento, evitando um impacto negativo doméstico ou global.

O alerta se refere à iminente alta de taxas de juros que o Federal Reserve (Fed, banco central americano) deve promover em 2015. Atualmente o índice está entre 0% e 0,25%.

O crescimento alcançou uma taxa anualizada de 4,2% no segundo trimestre. Houve melhora da construção civil e alta nas contratações. A taxa de desemprego em setembro foi reduzida para 5,9%.

Apesar da melhoria, a pressão sobre os preços se mantém tímida, com um índice de preços ao consumidor de 1,7% em agosto, abaixo da meta de 2% do Fed.

Para o próximo ano, uma expansão da economia de 3,1% é esperada por causa das melhoras no mercado de trabalho, das condições financeiras favoráveis e de um mercado imobiliário mais saudável.

Entre os possíveis riscos externos que poderiam impactar a economia dos EUA, o FMI destaca a redução do crescimento dos mercados emergentes, incluindo a China, além de um aumento dos preços internacionais do petróleo devido às tensões geopolíticas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.