Governo de SP lança iniciativa de revitalização de áreas verdes
O governo de São Paulo lança uma iniciativa de revitalização de áreas verdes no estado com o apoio de empresas e das prefeituras. O programa São Paulo Mais Bonito terá a primeira fase realizada na cidade de São Paulo, onde já foram mapeados 148 locais.
A iniciativa privada vai prestar os serviços de zeladoria como limpeza, poda, manutenção, e adubação nas áreas de canteiros, rotatórias, jardins e praças. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), diz que o Estado entra com a articulação dos apoios.
“O governo do estado entende que essa medida capilariza o processo, agiliza o programa de revitalização de parques e áreas urbanas em todo o estado de uma maneira solidária com a participação do setor privado”, afirmou Doria.
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, a Sabesp, é uma das empresas apoiadoras e vai adotar setenta áreas verdes da Capital. O secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, considera que a iniciativa é importante para tentar gerar uma cultura de preservação. “Muito importante termos entre nós a cultura da manutenção, o quão importante é zelarmos pelos nossos espaços públicos”, disse Penido.
O Programa SP Mais Bonito foi lançado neste sábado, em entrevista coletiva realizada após a reunião semanal do secretariado paulista. Na mesma ocasião, a Gestão Doria anunciou um pacote de reformas em mais de 1.300 escolas do Estado nos próximos três anos.
As intervenções devem ser da ordem de R$ 1 bilhão ao longo do período e as primeiras obras começam em julho. O secretário da Educação do Estado, Rossieli Soares, diz que os recursos serão liberados aos poucos. “Nós só repassaremos e pagaremos a empresa à medida que a parcela a obra vai sendo executada. Nós não vamos repassar recursos sem que a execução esteja feita. Essa é uma mudança importante na forma de gestão”, afirmou Rossieli.
O pacote contempla obras de cozinha, banheiros, rede elétrica e hidráulica, inclusão de itens de acessibilidade e manutenção nos dispositivos de segurança. Das mil trezentas e oitenta e quatro escolas beneficiadas, setecentas e oitenta e nove ficam no interior; as demais estão na Capital e região metropolitana.
*Com informações do repórter Tiago Muniz
Assuntos
continue lendo
Brasil
Justiça proíbe Meta de usar conteúdo jornalístico sem autorização
Juiz Guilherme Madeira Dezem, da 44ª Vara Cível de São Paulo, suspendeu parte dos Termos Comerciais da Meta, previstos para entrar em vigor em 20 de novembro.
- Lula derrota família Bolsonaro pela segunda vez Jovem Pan · há 1 semana
- Quem é Celina Leão, amiga de Michelle Bolsonaro que foi reeleita governadora do DF Jovem Pan · há 1 semana
- Datafolha: Flávio Bolsonaro é rejeitado por 46%; Lula, por 45% Jovem Pan · há 2 semanas
- ‘Bondades’ anunciadas por Lula em 2026 somam até R$ 178,1 bilhões ao ano Jovem Pan · há 3 semanas