Governo saudita identifica jovem de 19 anos como autor de ataque à mesquita

  • Por Agencia EFE
  • 03/06/2015 12h26
  • BlueSky

Riad, 3 jun (EFE).- Um jovem de 19 anos foi o autor do atentado suicida contra uma mesquita xiita na última sexta-feira no leste da Arábia Saudita, que causou a morte de quatro pessoas e deixou outras quatro feridas, informou nesta quarta-feira o porta-voz do Ministério do Interior do país, Mansur al Turki.

Turki afirmou em comunicado que as investigações revelaram que Khalid al Shammari foi o responsável pelo ataque contra a mesquita de Al Daman durante a oração comunitária do meio-dia. Ele teria usado RDX como material explosivo e tentou esconder o rosto com um “niqab” (véu completo feminino).

Al Turki informou que as quatro vítimas também foram identificadas. Por ordem do rei saudita Salman bin Abdul Aziz, elas serão tratadas como mártires e receberão honras especiais.

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) assumiu a autoria do ataque e explicou, em comunicado, que o atentado teve como alvo um dos “grandes antros do politeísmo na península Arábica” e destacou o “heroísmo” do responsável pelo ataque, identificado como Abu Yandal al Yarzraui.

Em novembro do ano passado, uma gravação atribuída ao líder do EI, Abu Bakr al Baghdadi, declarou guerra à Arábia Saudita e pediu que os saudistas se rebelem contra os xiitas de seu país, a família governante Al Saud e o Exército. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.