Governo turco proíbe divulgação imagens do atentado em Istambul

  • Por Agência EFE
  • 12/01/2016 10h10
TOL01 ESTAMBUL (TURQUÍA) 12/01/2016.- Paramédicos trabajan en el escenario de la fuerte explosión que se ha producido junto a la Mezquita Azul en el turístico distrito de Sultanahmet, en el centro de Estambul (Turquía), el 12 de enero de 2016. Al menos diez personas han muerto y otras quince han resultado heridas en la explosión, sin que se sepan aún las causas del suceso, informaron fuentes oficiales. EFE/TOLGA BOZOGLU EFE Forte explosão próxima à Mesquita Azul de Istambul deixa pelo menos 10 mortos

O governo turco proibiu os meios de comunicação de divulgar vídeos e fotos do atentado desta manhã em Istambul, no qual pelo menos dez pessoas morreram e outras 15 ficaram feridas.

O vice-primeiro-ministro, Numan Kurtulmus, enviou uma hora depois da explosão, que aconteceu às 8h20 GMT (6h20 em Brasília), uma ordem ao Conselho de Radiotelevisão impondo o veto temporário alegando razões de segurança nacional e ordem pública.

“Consideramos apropriada a imposição da proibição temporária de divulgação sobre o incidente”, assinala a ordem sobre a explosão em Sultanahmet, a região mais turística de Istambul, onde fica, por exemplo, a Basílica de Santa Sofia e a Mesquita Azul.

Em geral, a imprensa está cumprindo a ordem, uma medida que o governo veio aplicando de forma rotineira nos últimos anos quando aconteceram situações parecidas. O maior veto deste tipo aconteceu em 10 de novembro de 2015, após o duplo atentando suicida que matou 102 pessoas em Ancara.

Oposição e organizações civis denunciaram este tipo de censura. No Twitter, algumas mensagens criticavam a medida e diziam que as proibições de informar “chegam antes mesmo de as ambulâncias”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.