Grupo de 432 imigrantes é socorrido perto do litoral da Sicília
Roma, 19 ago (EFE).- Ao todo, 432 imigrantes foram resgatados nesta quarta-feira pela Guarda Costeira da Itália quando estavam a bordo de uma precária embarcação que navegava a 240 km do sudeste da Sicília (sul), informou à Agência Efe um membro da equipe de resgate, que adiantou que todos estão com boa saúde.
Inicialmente, a Guarda informou que eram 300 imigrantes, mas ao concluir os trabalhos de resgate e a apuração o total foi elevado a 432 pessoas. A ação aconteceu com a ajuda do navio Diciotti, onde agora os estrangeiros viajam com destino a um dos portos italianos ainda a ser determinado. No resgate também participaram o Triton, uma embarcação da Croácia, e a Finanza, da Itália.
Nos últimas semanas, a Itália recebeu diariamente em seus portos centenas de imigrantes, principalmente vindos do norte da África e que foram recuperados no Mediterrâneo.
A Organização das Nações Unidas (ONU) advertiu ontem que o número de imigrantes e refugiados que chegaram à Europa pelas distintas rotas do Mediterrâneo já superou os 264 mil, com uma alarmante aceleração desta crise na Grécia. Com relação à Itália, os imigrantes que conseguiram chegar ao país foram 104 mil desde o início do ano, segundo as estatísticas fornecidas pela Agência das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).
“Trata-se de uma situação de emergência para a Europa que requer que todos os Estados-membros da União Europeia prestem apoio às autoridades dos países que recebem imigrantes em massa”, disse recentemente o diretor-executivo da Frontex, Fabrice Leggeri. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.