Houthis dispersam com tiros manifestação no centro do Iêmen

  • Por Agencia EFE
  • 14/02/2015 13h09

Sana, 14 fev (EFE).- Os combatentes do movimento xiita dos houthis dispersaram a tiros neste sábado uma manifestação de milhares de opositores na cidade de Ib, ao sul de Sana, e deixaram dezenas de feridos, denunciaram testemunhas à Agência Efe.

Os incidentes começaram quando um grupo de houthis que se deslocavam em um veículo começou a disparar para o alto para pôr fim à manifestação.

Os manifestantes incendiaram o carro quando foram atacados pelos homens armados, que se viram obrigados a fugir, indicaram as testemunhas.

Também houve protestos contra os houtis no poder na capital, Sana, e na cidade de Taiz, a segunda maior do Iêmen.

Estados Unidos, Espanha, Grã-Bretanha, França, Itália, Países Baixos, a União Europeia, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, entre outros países, fecharam suas embaixadas nos últimos dois dias no país devido à deterioração da situação de segurança depois de os houthis tomarem o controle do aparelho estatal.

O Iêmen está atualmente imerso em uma crise política e de segurança, depois de o presidente Abdo Rabbo Mansour Hadi e seu governo renunciarem em protesto ao avanço e à pressão dos houthis.

O líder dos xiitas, Abdul Malik al Houthi, anunciou no último dia 6 a dissolução do parlamento e a formação de um Conselho Presidencial transitório para preencher o vazio de poder. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.