Houthis tomam o controle do aeroporto de Taiz e enviam forças a Aden

  • Por Agencia EFE
  • 22/03/2015 05h51

Sana, 22 mar (EFE).- O movimento xiita dos houthis tomou neste domingo o controle do aeroporto de Taiz, a segunda maior cidade do Iêmen, e começou a enviar forças a Aden, onde o presidente, Abdo Rabbo Mansour Hadi, está exilado.

Testemunhas em Taiz disseram à Efe que milicianos houthis, vestidos com uniforme das Forças Especiais, ocuparam tanto o aeroporto como um próximo aeroporto militar.

Também tomaram o complexo onde ficam os tribunais da cidade, que fica a 250 quilômetros de Sana e cujos habitantes são majoritariamente sunitas.

A população de Taiz segue a escola sunita Al Shafai, enquanto a maioria das zonas nas mãos dos houthis – no norte e no centro – professam o dogma xiita zaidi, o mesmo do grupo.

Testemunhas na província de Zemar, ao sul de Sana, explicaram que um comboio de tanques e caminhões de transporte militar cruzou a região com direção à província de Al Dalea, caminho de Aden.

Hadi fugiu em 21 de fevereiro para Aden, depois que os houthis tomassem o poder, e desde então tenta reorganizar desta cidade os soldados do exército e da polícia leais a ele para conter o avanço do grupo xiita.

Na quinta-feira, aviões de combate houthis bombardearam o palácio presidencial de Aden, após violentos combates entre forças partidárias e opositoras ao líder no aeroporto.

O Iêmen está imerso em um profundo conflito político, agravado desde que Hadi se retratou, mês passado desde Aden, de sua renúncia e anunciasse que continuava sendo o presidente legítimo do país, em oposição ao ditado pelos houthis.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.