Imunoterapia reduz avanço de câncer de mama
A imunoterapia pode mudar a forma de tratamento para uma forma muito agressiva de câncer de mama: o triplo-negativo, que representa cerca de 10% a 15% dos cânceres diagnosticados dessa categoria.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer, a doença é a que mais acomete as brasileiras. São quase 60 mil novos casos a cada ano no país.
Um estudo publicado na revista científica The New England Journal of Medicine, demonstrou que, quando administrada em conjunto com a quimioterapia, o tratamento pode reduzir em 38% o risco de progressão da doença ou morte.
Carlos Barrios, oncologista que participou do estudo, explica a importância do medicamento. “Essa medicação adicionado a quimio trouxe benefícios muito importantes na sobrevida, isto é, prolongou a sobrevida em pacientes com câncer de mama avançado triplo negativo”, disse ele. “Nesse grupo de pacientes, as alternativas de tratamentos que a gente tinha antes eram limitadas, então isso vem para melhorar de forma muito significativa o resultado dos nossos tratamentos”, explicou.
Segundo Barrios, a imunoterapia estimula as células que defendem o organismo a agir contra as doenças. “A imunoterapia tem demonstrado que faz uma ativação, ela acorda o sistema imunitário, que passa a reconhecer as células tumorais, o câncer, e eventualmente destrói o câncer.”
No mês passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou a imunoterapia para tratar câncer de mama.
*Com informações da repórter Marcela Rahal
continue lendo
Notícias
Da autocobrança ao esgotamento: como a busca pelo alto desempenho afeta o corpo e a mente
Especialistas analisam os efeitos da pressão por produtividade, a transformação do lazer em obrigação e o hábito de adiar o sono para ter algumas horas de tempo livre
- A sua marca não é mais sua Gustavo Hansel · há 2 semanas
- Tarcísio diz que áudios de Flávio a Vorcaro não impactam relação com senador Jovem Pan · há 2 semanas
- PF divulga parecer sobre acidente Voepass e indicia 16 pessoas Fernando Keller* · há 3 semanas
- Netanyahu diz que Israel discorda do plano dos EUA para Gaza AFP · há 3 semanas