Indústria química teme aumento de impostos em plena crise
A indústria condena projeto que institui o empréstimo compulsório para atender as despesas causadas pela calamidade pública relacionadas ao coronavírus. A proposta foi apresenta à Câmara pelo deputado federal Wellington Roberto.
O presidente executivo da Abiquim, Associação Brasileira de Indústria Química, Ciro Marino, ressalta que o texto cria uma contribuição de 10% sobre o lucro líquido das empresas com faturamento acima de R$ 1 bilhão.
“Isso nos traz uma preocupação adicional, porque a indústria vai necessitar desse capital de giro, inclusive enfrentar riscos de inadimplência. Isso vem em uma momento muito ruim para a industria .”
O texto recebeu requerimento de urgência para apreciação proposto pelo deputado Arthur Lira (PP-AL) ao projeto de Lei Complementar 34/2020.
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) já manifestou também suas críticas e oposição à iniciativa que que aguarda despacho do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para dar início à tramitação na Casa.
*Com informações do repórter Marcelo Mattos
Assuntos
continue lendo
Notícias
‘Bondades’ anunciadas por Lula em 2026 somam até R$ 178,1 bilhões ao ano
Levantamento da Jovem Pan reúne linhas de crédito, subsídios, renúncias fiscais e projeções de programas futuros anunciados em ano eleitoral; valores não representam apenas gastos do governo
- Trump diz que Groenlândia tem maior reserva de petróleo do mundo e que ela será explorada Estadão Conteúdo · há 5 dias
- Eleições 2026: mais de 33,4 milhões de brasileiros deixaram de votar no 1º turno Jovem Pan · há 2 semanas
- Allyson Bezerra e Cadu Xavier vão para o 2º turno pelo governo do RN Júlia Lara · há 2 semanas
- Otaviano Pivetta é reeleito governador do Mato Grosso Jovem Pan · há 2 semanas