Itamaraty resgata família de bebê brasileiro que nasceu em plena guerra da Ucrânia
Uma força tarefa do Itamaraty resgatou um bebê que nasceu em plena zona de conflito na Ucrânia. Tatiane e Marcelo, pais do pequeno Nicolas, deixaram o país ucraniano e foram para a Polônia. Antes de deixar a Ucrânia, os pais registraram a criança no escritório do Ministério da Relações Exteriores do Brasil em Lviv, que é a cidade que tem sido ponto de partida de milhares de pessoas que abandonam o país em guerra. Os diplomatas que fazem parte desse escritório comemoraram esse momento e, agora, toda a família volta para o Brasil.
Na última semana, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) trouxe brasileiros que fugiram do conflito na Ucrânia de volta ao país. Ao todo, 68 passageiros chegaram, 43 brasileiros, 19 ucranianos, 5 argentinos e 1 colombiano. A aeronave também trouxe 8 cães e 2 gatos. Os ucranianos poderão pedir o visto humanitário para permanecer no Brasil. Todos entraram no país sem a necessidade de apresentação de visto. Agora, têm um prazo de até 90 dias para requerer a autorização de residência. Esse foi o primeiro voo da FAB que resgatou brasileiros e outros cidadão que deixaram a Ucrânia nos últimos dias. O governo brasileiro estuda enviar uma nova aeronave, caso seja necessário. Mas, por enquanto, não há previsão de novas operações.
*Com informações da repórter Iasmin Costa
continue lendo
Mundo
Zelenski diz que Rússia atacou data centers na Ucrânia e atingiu operadora de internet
A operadora Kyivstar também foi atingida por ataques, mas não houve feridos, disse a empresa a uma agência de notícias ucraniana
- Ex-prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini é candidato ao governo do ES Júlia Lara · há 1 semana
- Estreante, conheça a médica Natasha Slhessarenko que disputa governo de MT e realizou o sonho da mãe Sarah Américo · há 2 semanas
- Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF Júlia Lara · há 4 semanas
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 4 semanas