Japão ativa alerta de tsunami devido a ondas geradas pelo terremoto do Chile

  • Por Agencia EFE
  • 18/09/2015 01h21
  • BlueSky

Tóquio, 18 set (EFE).- O Japão ativou nesta quinta-feira o alerta amarelo de tsunami para toda a costa leste devido às ondas geradas pelo terremoto de 8,4 graus que atingiu o Chile ontem, e a Agência Meteorológica japonesa já confirmou altas da maré em alguns pontos do nordeste do país.

O centro meteorológico ativou de madrugada o alerta amarelo, o primeiro das três categorias de advertência que indica a possível chegada de ondas de até um metro de altura. O alerta afeta todas a costa leste do arquipélago, assim como os litorais oeste de Aomori (norte do país) e Kagoshima (sudoeste).

A Agência Meteorológica do Japão confirmou uma onda de 30 centímetros no porto de Kuji, em Iwate (nordeste) e altas de 10 centímetros em localidades próximas.

O nordeste do Japão foi devastado no dia 11 de março de 2011 pelo tsunami causado por um terremoto de 9 graus na escala aberta de Richter.

O tremor de 8,4 graus registrado no Chile na quinta-feira deixou 11 mortos, nove feridos e 610 afetados, além de causar danos em centenas de imóveis, segundo fontes oficiais chilenas. O terremoto também gerou um tsunami de 4,5 metros no litoral do país. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.