Jimmy Morales e Sandra Torres disputarão 2º turno na Guatemala

  • Por Agencia EFE
  • 15/09/2015 20h59

Cidade da Guatemala, 15 set (EFE).- Os candidatos Jimmy Morales, primeiro colocado no pleito de 6 de setembro, e Sandra Torres, a segunda mais votada, disputarão a presidência da Guatemala no segundo turno programado para 25 de outubro, informou nesta terça-feira o Tribunal Supremo Eleitoral (TSE).

O presidente do TSE, Rudy Pineda, oficializou os resultados e declarou Morales, da Frente de Convergência Nacional, com 23,8% dos votos, o vencedor do primeiro turno.

O segundo lugar correspondeu à ex-primeira-dama Sandra Torres (2008-2012), da União Nacional da Esperança, com 19,7% dos sufrágios, segundo Pineda.

O organismo reitor do pleito oficializou os resultados depois que ontem o candidato do partido opositor Lider, Manuel Baldizón, abandonou a corrida presidencial alegando supostas “irregularidades”, que, segundo ele, se evidenciariam pela demora em divulgar os resultados finais de 6 de setembro.

Baldizón disputava de forma muito acirrada uma vaga no segundo turno com Torres.

O presidente do TSE assegurou hoje em entrevista coletiva que o processo eleitoral foi transparente, e que o anúncio do resultado final só foi feito agora porque enfim foi finalizada a revisão das 104 impugnações apresentadas, que foram todas rechaçadas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.