Kerry conversa em Paris com Lavrov e Fabius sobre a crise ucraniana
Paris, 30 mar (EFE).- O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, discutirá a crise ucraniana neste domingo em Paris com os chefes da diplomacia da Rússia, Sergei Lavrov, e da França, Laurent Fabius.
As embaixadas americana e russa na capital francesa não informaram a hora e o local do encontro, mas ele deve acontecer à tarde.
Ela será precedida por uma reunião bilateral entre Fabius e Kerry no Ministério das Relações Exteriores às 17h45 (locais, 12h45 em Brasília), que não terá comentários aos jornalistas por ser dia de eleição municipal na França.
Kerry chegou ontem à noite em Paris vindo de Riad, onde acompanhou o presidente Barack Obama.
“Meu último encontro com o secretário de Estado americano em Haia e os contatos com Alemanha, França e outros países demonstram que começa a surgir uma possível iniciativa conjunta que pode ser colocada aos ucranianos”, destacou ontem Lavrov em entrevista a televisão russa.
Na sexta o presidente russo, Vladimir Putin, telefonou para Obama para discutir uma “possível solução” para a crise na Ucrânia, e o presidente americano, segundo a Casa Branca, reiterou que seu governo continua a apoiar um caminho diplomático.
Segundo o comunicado, Obama ressaltou que isto “só será possível se a Rússia retirar suas tropas e não tomar nenhuma medida que viole ainda mais a integridade territorial e a soberania da Ucrânia” e repetiu a oposição dos EUA às ações que a Rússia já tomou nesse sentido.
A situação na Ucrânia será também abordada na reunião dos ministros das Relações Exteriores da Otan prevista para esta terça-feira em Bruxelas, onde Kerry se encontrará com a chefe da diplomacia da UE, Catherine Ashton, e o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Ahmet Davutoglu. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.