Kiev critica reunião de Putin com Burkhalter sem a participação da Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 08/05/2014 04h52

Kiev, 8 mai (EFE).- O governo da Ucrânia expressou seu mal-estar por não participar da reunião de ontem entre o líder russo, Vladimir Putin, e o presidente da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), Didier Burkhalter, no qual ambos conversaram sobre os caminhos a serem tomadas na resolução da crise na ex-república soviética.

“Os debates sobre a resolução pacífica da situação na Ucrânia sem sua participação não fazem sentido e são inadmissíveis”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores ucraniano em um comunicado divulgado nesta quinta-feira por agências locais.

A Chancelaria acrescentou na nota que “a retirada das unidades militares russas das fronteiras ucranianas deve ser comprovada”.

Putin garantiu ontem, depois de se reunir com o presidente da OSCE, que a Rússia retirou suas tropas da fronteira com a Ucrânia para transferi-las para suas bases e polígonos de treinamento regular.

O presidente russo também pediu o adiamento do referendo separatista convocado pelos ativistas pró-Moscou do leste da Ucrânia, marcado para o dia 11 de maio, ao mesmo tempo em que apoiou inesperadamente as eleições presidenciais ucranianas de 25 de maio.

“Quaisquer (referendos separatistas) no leste de nosso país são ilegítimos”, acrescentou a nota do Ministério.

Segundo a diplomacia ucraniana, não se trata de uma “guerra civil”, mas da “agressão russa contra o país, a ocupação da Crimeia e uma desafiante interferência nos assuntos internos” da Ucrânia.

Kiev afirmou que “as declarações de 7 de maio (feitas por Putin) demonstram os primeiros resultados de uma pressão internacional consolidada sobre o Kremlin em resposta a sua agressão contra a Ucrânia”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.