Kiev e pró-russos se acusam de violar cessar-fogo no leste da Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 20/02/2015 08h10

Kiev, 20 fev (EFE).- As autoridades da Ucrânia e os rebeldes pró-Rússia voltaram nesta sexta-feira a se acusar mutuamente de novas violações do cessar-fogo que entrou em vigor no domingo passado no leste da Ucrânia e que se cumpriu em termos gerais na maior parte da área do conflito.

Kiev denunciou 49 violações do cessar-fogo por parte dos separatistas nas 24 horas que vão de 6h local de ontem às 6h de hoje, a maioria delas nos arredores de cidade de Donetsk, controlada pelos separatistas.

Por sua vez, os rebeldes acusaram as forças ucranianas de 51 disparos com artilharia e plataformas de lançamento de mísseis, e assinalaram que a intensidade dos ataques “aumentou bruscamente” em comparação com o dia anterior, que foi tranquilo.

“As posições do Exército da (autoproclamada) República Popular de Donetsk no aeroporto foram atacadas 23 vezes, incluindo 12 com artilharia”, assegurou um porta-voz do comando militar dos rebeldes, citado pela agência russa “Interfax”.

Em geral, a intensidade das hostilidades no leste da Ucrânia caiu após a rendição das tropas ucranianas na estratégica Debaltsevo, onde os combates se prolongaram durante várias semanas, inclusive depois da entrada em vigor do cessar-fogo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.