Kiev e rebeldes pró-Rússia denunciam novas violações à trégua na Ucrânia
Kiev, 3 jan (EFE).- As autoridades da Ucrânia e os rebeldes pró-Rússia trocaram neste sábado novas acusações de violações à trégua estipulada entre as partes em conflito no país desde o último dia 9 de dezembro.
“A noite (passada) na zona da operação antiterrorista foi tensa. Os agrupamentos paramilitares realizaram provocações em oito ocasiões”, afirma um boletim divulgado por Kiev.
As autoridades ucranianas denunciaram bombadeios por parte dos rebeldes pró-Rússia contra um terminal do aeroporto de Donetsk, além de outros nas localidades de Chermalik e Oljovatka.
Ataques de artilharia também foram registrados nos arredores de Nikishino, Peski e Redkodub, ao noroeste de Donetsk.
Na mesma cidade, os insurgentes afirmaram que o Exército ucraniano atirou contra os bairros de Kievski e Petrovski. Grande parte dos moradores da região, inclusive, teve que abandonar suas casas, informaram os rebeldes da autoproclamada República Popular de Donetsk.
De acordo com a ONU, quase 5 mil pessoas, entre civis e militares, morreram no leste da Ucrânia desde abril de 2014. O conflito provocou, além disso, o êxodo de centenas de milhares de refugiados. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.