Lavrov e Kerry mantêm consultas em Sochi

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 15h29
  • BlueSky

Moscou, 12 mai (EFE).- O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e o secretário de Estado de EUA, John Kerry, mantêm consultas nesta terça-feira no porto de Sochi (Mar Negro), na primeira visita de Kerry à Rússia em dois anos.

“Espero que as conversas sejam produtivas”, disse o chefe da diplomacia americana à imprensa antes de se reunir com seu colega russo.

Kerry ainda deve se reunir posteriormente com o chefe do Kremlin, Vladimir Putin.

Segundo Sergei Ryabkov, vice-ministro das Relações Exteriores russo, Kerry e Lavrov tinham previsto tratar sobre “a situação no mundo” e “as relações russo-americanos com todos seus elementos problemáticos”.

“Haverá tempo para repassar de maneira sistemática e profunda cada ponto da muito complexa e difícil agenda do dia”, acrescentou.

Em sua chegada, Kerry depositou uma oferenda floral no complexo memorial junto ao porto de Sochi que lembra os soviéticos mortos nesta cidade na Segunda Guerra Mundial.

Além da situação no leste da Ucrânia, os chefes das diplomacias da Rússia e EUA devem abordar outros conflitos, como os do Iêmen e Síria.

Lavrov e Kerry analisarão também o andamento das negociações do Grupo 5+1 (EUA, França, China, Reino Unido, Rússia e Alemanha) com o Irã para fechar um acordo sobre o programa nuclear de Teerã. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.