Líder do principal partido de oposição xiita do Bahrein é detido

  • Por Agencia EFE
  • 28/12/2014 17h27

Manama, 28 dez (EFE). – O secretário-geral do grupo xiita Al Wefaq, xeque Ali Salman, o principal da oposição do Bahrein, foi detido neste domingo, confirmou o Ministério do Interior em comunicado.

Em uma breve nota, o órgão garante que Salman foi apresentado perante o Ministério Público. No entanto, o Al Wefaq denunciou em seu site oficial que Ali Salman, reeleito líder do partido na sexta-feira, permaneceu mais de dez horas em uma delegacia do corpo de investigação criminal da polícia sem ir ao tribunal.

Os advogados de Salman e de seu partido informaram à Agência Efe que não tiveram permissão de estarem presentes enquanto o opositor prestava depoimento. Para o grupo, a detenção de seu líder é uma “aventura perigosa, que não foi calculada e que complica a situação política e de segurança no país”.

Em comunicado, o Al Wefaq exigiu a “libertação imediata” do xeque assim como “o respeito à atividade política”.

Às vésperas das eleições gerais do país, Ali Salman pediu um boicote perante o que definiu como uma “falta de valores democráticos reais que resultarão em outra assembleia sem poderes”.

Desde 14 de fevereiro de 2011, o Bahrein, um pequeno reino de maioria xiita, é cenário de protestos populares para pedir reformas políticas que foram reprimidas pela monarquia sunita que governa o país. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.