Maior acampamento de sem-teto dos EUA é desmantelado no Vale do Silício

  • Por Agencia EFE
  • 05/12/2014 03h10

San Francisco, 4 dez (EFE).- Efetivos policiais e representantes da cidade de San José, na Califórnia, começaram a desmantelar nesta quinta-feira o maior acampamento de sem-teto dos Estados Unidos, em pleno coração de Vale do Silício.

O acampamento, conhecido como “A Selva”, abrigava até hoje cerca de 300 pessoas, em condições bastante precárias, de acordo com imagens exibidas nesta quinta-feira por várias emissoras locais de televisão.

As autoridades garantem que o objetivo é realocar os sem-teto em abrigos e moradias populares.

Os desalojados tiveram que sair hoje, o mais rápido possível, do acampamento, carregando seus esparsos pertences em carrinhos de supermercado.

A rede de televisão “NBC” reportou que mais de 130 pessoas deixaram o acampamento de forma voluntária. “A Selva” fica em pleno coração do Vale do Silício, uma das regiões mais ricas do país, que concentra gigantes da tecnologia como Apple e Google.

O responsável da equipe de gestão dos sem-teto de San José, Ray Bramson, assegurou em declarações à “NBC” que a crescente violência no acampamento, as recentes chuvas na região e a falta de salubridade tornaram o desmantelamento necessário.

Bramson disse que, no último mês, um dos sem-teto tentou estrangular outro e uma pessoa quase morreu a marteladas.

Além disso, o Conselho Estadual de Controle dos Recursos Hídricos exigiram a limpeza do rio que passa pelo acampamento, conhecido como Coyote Creek.

A cidade de San José se comprometeu a destinar US$ 4 milhões para transferir o maior número possível de pessoas do acampamento para imóveis subsidiados.

As autoridades locais já conseguiram apartamentos para 144 pessoas e se comprometeram a subsidiar seu aluguel por dois anos. EFE