Mais de 2 mil refugiados são resgatados de ilhas gregas e levados a Atenas

  • Por Agência EFE
  • 23/08/2015 09h55
EFE Refugiados

Mais de 2 mil refugiados chegaram neste domingo ao porto de Pireo, em Atenas, a bordo da embarcação “Eleftheros Venizelos”, que realiza resgates entre as ilhas do mar Egeu e Grécia continental.

Segundo dados da Guarda Costeira do país, no total, desembarcaram 2.446 pessoas, 628 procedentes de Kos, 75 de Kalimnos, 967 de Leros e 796 de Samos, todas ilhas do leste do Mar Egeu.

De acordo com a agência de notícias grega “AMNA”, a maior parte dos recém-chegados será levada em ônibus até as estações de metrô, onde devem se dirigir até à estação central de trens de Atenas para partir rumo à fronteira com a Macedônia.

A previsão é que a “Eleftheros Venizelos” retorne à Mitilene, capital de Lesbos, uma das principais ilhas do Mar Egeu, para continuar os trabalhos de resgate aos imigrantes.

A embarcação, com capacidade para 2.500 pessoas, foi inicialmente enviada a Kos para socorrer os refugiados sírios que não tinham local para se alojar.

As ilhas gregas estão lotadas há semanas por centenas de pessoas que chegam diariamente devido à proximidade com a costa da Turquia. O objetivo dos imigrantes, a maior parte de origem síria, é chegar até o centro ou o norte da Europa.

A fronteira entre Grécia e a Macedônia também vive uma situação complicada. Cerca de 2 mil pessoas esperam para entrar no país, onde pegarão trens rumo à Sérvia. De lá, elas ainda viajarão à Hungria ou à Áustria, para depois tentarem se instalar na Alemanha ou Suécia.

Segundo dados divulgados pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), chegaram neste ano à Grécia mais de 160 mil imigrantes e refugiados. Só em julho, foram mais de 50 mil, mais do que todo ano de 2014. Na semana passada, o país recebeu 20.843 pessoas que chegaram por mar, o que equivale à metade do registrado no ano anterior.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.