Milícias informam sobre conflito com traficantes em Michoacán, no México

  • Por Agencia EFE
  • 22/01/2014 05h26

Morelia (México), 21 jan (EFE).- Os grupos de autodefesa e os membros do cartel dos “Cavaleiros Templários” se enfrentaram nesta terça-feira no município de Parácuaro, no sudoeste do estado de Michoacán, no México, informou Estanislao Beltrán, porta-voz das milícias civis que se opõem à organização criminosa.

Os enfrentamentos ocorreram nas comunidades de Carrizo, La Cofradía e Cancita, nos limites com o município de Apatzingán, considerado o principal reduto dos “Templários”.

Em declarações telefônicas à Agência Efe, Beltrán acusou as forças federais que realizam uma operação de segurança em Michoacán de não darem apoio às milícias de autodefesa, apesar das mesmas terem informado o governo sobre a presença de um líder dos “Cavaleiros Templários” na região.

Além disso, lamentou que representantes desses agrupamentos não foram convidados para a reunião comandada nesta terça-feira pelo governador de Michoacán, Fausto Vallejo, na Prefeitura de Apatzingán com autoridades locais e pequenos empresários da região.

Beltrán garantiu que o prefeito é sobrinho de Nazario Moreno González, um dos líderes do grupo criminoso conhecido como “El Chayo”.

“Foi um encontro com Templários”, declarou Beltrán.

O porta-voz reiterou o compromisso das milícias de autodefesa de continuar na luta, “mesmo que custe a nossa vida”.

Durante a noite, a Secretaria de Governo informou em um boletim que “esta tarde ocorreram uma série de disparos na comunidade da Cofradía, município de Parácuaro, Michoacán, sem que até o momento se tenha o registro de mortos ou feridos”.

O órgão governamental informou que efetivos da Polícia Federal foram enviados ao local, uma área rural, para realizar as investigações do caso, enquanto soldados do Exército já estão a caminho desse mesmo lugar.

“Os primeiros relatos afirmam que foram tiros isolados de arma de fogo, sem que tenha havido confronto”, afirmou a Secretaria de Governo.

Os incidentes se desenvolviam enquanto o secretário-executivo do Sistema Nacional de Segurança Pública, Monte Alejandro Rubido, afirmava em entrevista coletiva em Morelia, a capital estadual, que foram detidos 59 suspeitos por diversos crimes nos municípios da região de Tierra Caliente e 72 em todo o estado de Michoacán, dentro da operação federal lançada na semana passada.

A crise em Tierra Caliente aumentou nas últimas semanas depois que as milícias de autodefesa tomaram o controle de vários municípios que estavam sob o comando dos traficantes de drogas dos “Cavaleiros Templários”.

Isso provocou a resposta da organização criminosa com a queima de veículos, comércios e escritórios governamentais, assim como o bloqueio de estradas, o que por sua vez motivou a intervenção federal. EFE

mad-msc/rpr

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.