Ministro das Finanças do Reino Unido visita ONG na Maré

  • Por Agencia EFE
  • 07/04/2014 17h05

Rio de Janeiro, 7 abr (EFE).- O ministro das Finanças do Reino Unido, George Osborne, visitou nesta segunda-feira a sede da Luta pela Paz, uma ONG no complexo de favelas da Maré, no Rio de Janeiro, que se propõe oferecer aos jovens da comunidade uma alternativa de vida longe da violência por meio do esporte.

O ministro, que iniciou hoje uma visita ao Brasil, presenciou uma roda de capoeira, observou durante alguns instantes um treino das diferentes atividades esportivas que desenvolvem no projeto e foi testemunha de várias lutas de boxe de algumas das crianças com quem trabalham os voluntários da ONG.

Além disso, destacou que, “com o que estão fazendo”, podem aprender muitas coisas “para ajudar crianças e jovens em outros lugares do mundo como Londres”, onde o projeto Luta pela Paz também trabalha com menores em situações de exclusão social.

“São todos embaixadores, um exemplo na vida do que é possível fazer se você não desiste”, afirmou.

O projeto Luta pela Paz nasceu no ano 2000 pelas mãos da ONG Viva Rio impulsionado pelo ex-boxeador britânico Luke Dowdney com a intenção de aproximar crianças deste complexo de favelas, durante muitos anos um dos grandes redutos do narcotráfico no Rio, dos esportes de combate para, deste modo, afastá-los do crime.

Além disso, através de esportes como taekwondo, judô e boxe, busca conseguir que tenham um maior desenvolvimento pessoal.

Acompanhado pelo embaixador britânico no Brasil, Alex Ellis, e a cônsul no Rio de Janeiro, Paula Walsh, Osborne fez um pequeno percurso pelo complexo da Maré, da sede do batalhão da Polícia Militar até o edifício que abriga o ginásio onde treinam os jovens de Luta pela Paz.

O complexo de favelas da Maré, onde vivem cerca de 120 mil pessoas, foi ocupado no último dia 30 de março por forças policiais. Há três dias um grupo de quase 2.700 soldados e fuzileiros navais os substituiu no controle de suas ruas, nas quais atualmente realizam trabalhos de patrulha na busca por drogas, armas e traficantes. EFE

gdl/rsd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.