Ministro das Relações Exteriores é convidado para nova reunião em Caracas

  • Por Agencia EFE
  • 03/04/2014 21h04
  • BlueSky

Quito, 3 abr (EFE).- O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, foi convidado, junto com os chanceleres da Colômbia, Ángela Holguín, e do Equador, Ricardo Patiño, “de maneira particular” a uma reunião na próxima semana em Caracas visando favorecer o diálogo entre o governo venezuelano e a oposição, informou nesta quinta-feira o governo equatoriano.

O chanceler equatoriano, Ricardo Patiño, disse hoje que embora estes três governos tenham sido convocados de forma específica, acredita que se trata de um “convite amplo” e aberto “àqueles outros chanceleres que queiram participar”.

Patiño disse ainda ter entendido que para as reuniões, que devem acontecer na segunda e na terça-feira, seria convocada também uma representação do Vaticano.

Será a segunda visita de uma comissão da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) após as reuniões que seus representantes tiveram no final do mês passado com diferentes setores da sociedade venezuelana.

Após essas sessões de trabalho foi anunciada a criação de uma comissão de chanceleres “mais reduzida”, formada por três ou quatro ministros cuja missão, segundo Patiño informou na semana passada, seria dar “acompanhamento regular” ao processo de busca de diálogo em meio os protestos que sacodem a Venezuela há quase dois meses.

Sobre a possível liderança dos chanceleres de Brasil, Colômbia e Equador nos próximos encontros, o titular de Relações Exteriores equatoriano comentou que “se os outros (chanceleres) forem também, ninguém vai liderar, vamos estar juntos ali”. EFE

jsm/rsd

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.