Ministro das Relações Exteriores irá a reunião da Unasul sobre a Venezuela

  • Por Agencia EFE
  • 13/03/2015 13h12
  • BlueSky

Brasília, 13 mar (EFE).- O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, comparecerá no sábado a uma reunião da Unasul no Equador para discutir as medidas anunciadas pelos Estados Unidos contra a Venezuela.

Vieira, que no momento faz uma visita oficial ao Paraguai, tinha previsto retornar ainda hoje a Brasília, mas é provável que viaje diretamente de Assunção para Quito, conforme explicou um porta-voz do ministério.

A reunião extraordinária de chanceleres havia sido anunciada na terça-feira pelo presidente do Equador, Rafael Correa, que disse que seria realizada no dia seguinte em Montevidéu.

No entanto, e por “problemas de agenda” de alguns ministros, o encontro foi postergado e nesta quinta-feira o secretário-geral da União de Nações Sul-americanas (Unasul), Ernesto Samper, confirmou que a reunião será realizada amanhã na sede do órgão, situado na cidade Mitad del Mundo.

A reunião foi convocada para analisar a recente decisão da Casa Branca, que declarou “emergência nacional” pela “ameaça extraordinária” que a situação na Venezuela representa para a “segurança” dos EUA.

Será elaborado um relatório sobre a visita a Caracas de uma missão da Unasul, no dia 6 de março, integrada por Samper e os ministros de Brasil, Colômbia e Equador. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.