Ministro do STJ concede liminar para soltar ex-procurador-geral de Justiça do RJ
O ex-procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro que recebia mesada do esquema de Sérgio Cabral será solto. A decisão polêmica foi tomada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça, Sebastião Reis.
Cláudio Lopes, ex-procurador de Justiça do Estado, está preso desde o mês passado acusado de receber “mensalinho” do esquema do ex-governador. O pagamento ocorreu quando Lopes presidiu a Procuradoria-Geral de Justiça do RJ.
Em troca, ele vazava informações sobre investigações do Ministério Público contra o Estado e integrantes do esquema, retardava andamento de processos e ajudava Cabral na defesa de causas polêmicas e com sinais de ilicitudes.
Segundo a decisão do ministro do STJ, não há nenhum fato contemporâneo que justifique a manutenção da prisão.
Lopes foi o primeiro procurador-geral de Justiça do RJ a ser denunciado pelo MP e ser preso. Ele segue detido na Unidade Prisional da PM no Rio.
*Informações do repórter Rodrigo Viga
Assuntos
continue lendo
Wanderley Nogueira
Maracanã depredado e o vandalismo não foi só de argentinos
Números oficiais do consórcio Fla-Flu não deixam margem para narrativa romântica
- Datafolha: Flávio Bolsonaro é rejeitado por 46%; Lula, por 45% Jovem Pan · há 2 dias
- ‘Bondades’ anunciadas por Lula em 2026 somam até R$ 178,1 bilhões ao ano Jovem Pan · há 1 semana
- Trump diz que Groenlândia tem maior reserva de petróleo do mundo e que ela será explorada Estadão Conteúdo · há 2 semanas
- Eleições 2026: mais de 33,4 milhões de brasileiros deixaram de votar no 1º turno Jovem Pan · há 3 semanas