Ministros do Mercosul se reúnem em Brasília antes da Cúpula

  • Por Agencia EFE
  • 16/07/2015 13h27

Brasília, 16 jul (EFE).- Ministros e delegados do Mercosul inauguraram nesta quinta-feira a reunião semestral do Conselho Mercado Comum (CMC) do bloco, preparatória da cúpula que amanhã congregará em Brasília os presidente da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

No encontro participam os ministros das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, do Paraguai, Eladio Loizaga, e do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa.

A Argentina será representada pelo subsecretário de Desenvolvimento de Investimentos do Ministério das Relações Exteriores, Carlos Bianco, pois o titular desse escritório, Héctor Timerman, passou por uma cirurgia nesta semana por causa de um tumor hepático e não poderá comparecer à reunião.

Embora a chanceler da Venezuela, Delcy Rodríguez, tenha chegado hoje cedo a Brasília, não participou da inauguração da reunião do CMC e se integrou à mesa quando o encontro já tinha começado.

À reunião se unirão mais tarde representantes da Bolívia, que está em processo de adesão ao bloco, e do Chile, Peru, Equador, Colômbia, Suriname e Guiana, países que têm o status de Estados associados ao Mercosul.

Na agenda dos chanceleres figuram as negociações para um acordo comercial com a União Europeia (UE) e o processo de adesão da Bolívia, entre outros assuntos.

O Uruguai, por sua vez, antecipou que colocará a necessidade de serem adotadas medidas para garantir uma livre e efetiva circulação dos bens dentro do bloco, para o qual deveriam ser levantadas as barreiras tarifárias mantidas por alguns parceiros e, em particular, Brasil e Argentina, as dois maiores economias.

Também hoje, no marco dos preparativos para a Cúpula, se reunirão os ministros de Economia e representantes dos Bancos Centrais dos países do bloco, e em um encontro do chamado Mercosul Social, que agrupa organizações da sociedade civil.

Os presidentes que participarão da Cúpula são esperados para a reunião que será realizada amanhã, que terminará com um almoço oferecido pela presidente brasileira, Dilma Rousseff, anfitriã da reunião.

Segundo fontes oficiais, confirmaram presença os presidentes da Argentina, Cristina Kirchner; Paraguai, Horacio Cartes; Uruguai, Tabaré Vázquez, e Venezuela, Nicolás Maduro.

Além disso, participarão os presidentes da Bolívia, Evo Morales, e da Guiana, David Granger, únicos líderes dos Estados associados ao Mercosul que já anunciaram que viajarão para Brasília.

A presidente chilena, Michelle Bachelet, será representada por seu ministro do Interior, Jorge Burgos, enquanto o equatoriano Rafael Correa encomendou essa tarefa a seu vice-presidente, Jorge Glas.

Também não participarão os líderes da Colômbia, Juan Manuel Santos, Peru, Ollanta Humala, e Suriname, Desi Bourtese. EFE

ed-ass/ff

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.