Moçambique vai às urnas em tensa eleição sob ameaça de fracassar acordo de paz
A população de Moçambique foi às urnas nesta terça-feira (15) em uma tensa eleição geral que pode ameaçar o acordo de paz firmado há dois meses.
As últimas seis semanas foram marcadas por violência e alegações de fraude eleitoral contra o Frelimo, partido do presidente Filipe Nyusi. No poder já há 40 anos, a sigla manteve um violento conflito armado com o principal oponente, o partido Renamo, liderado por Ossufo Momade.
Em agosto, os dois líderes assinaram um acordo de paz que colocaria um ponto final nas desavenças. No entanto, a recente pacificação está em xeque.
A campanha eleitoral deste ano foi uma das mais turbulentas da história, marcada por mortes de lado a lado.
Principal opositor ao atual governo, Momade disse que não aceitará resultados manipulados e ameaçou um conflito armado se isso ocorrer. As pesquisas indicam que o Frelimo vai conquistar mais um mandato à frente de Moçambique, mesmo com acusações de corrupção contra o presidente.
O presidente escolhido pela população terá que lidar com a crise econômica e, principalmente, com os efeitos dos ciclones Idai e Kenneth, que atingiram o país no início do ano.
*Com informações da repórter Nanny Cox
Assuntos
continue lendo
Notícias
Alexandre Kalil, o ex-presidente do Atlético-MG, que foi prefeito de BH e agora quer o governo de MG
Comandou a capital mineira de 2016 a 2022, quando deixou o cargo para concorrer pela primeira vez ao governo; ficou com o segundo lugar
- Vorcaro perguntou se devia ‘estar fora’ para Moraes dois dias antes de ser preso Fernando Keller · há 2 dias
- Dentista do SUS e militante de esquerda: Quem é Samara Martins (UP), candidata à Presidência Lucas Peçanha · há 2 dias
- Da autocobrança ao esgotamento: como a busca pelo alto desempenho afeta o corpo e a mente Ana Carolina Oliveira · há 2 semanas
- Tarcísio diz que áudios de Flávio a Vorcaro não impactam relação com senador Jovem Pan · há 3 semanas