Morre Tilikum, orca do Sea World que inspirou filme

  • Por Jovem Pan
  • 06/01/2017 14h19
Divulgação Morre Tilikum

Morreu nessa sexta-feira (06) a orca Tilikum. O animal era atração do parque aquático SeaWorld, na Flórida, e serviu de inspiração para o premiado documentário “Blackfish”. Tilikum tinha aproximadamente 36 anos, 25 deles dedicados ao SeaWorld.

“Embora hoje seja um dia difícil para a família SeaWorld, é importante lembrar que Tilikum viveu uma longa e enriquecedora vida enquanto esteve no SeaWorld, inspirando milhões de pessoas a se preocuparem com esta incrível espécie”, disse o parque em declaração.

A orca Tilikum virou notícia no mundo inteiro após matar sua treinadora Dawn Brancheau, em fevereiro de 2010. O fato serviu de inspiração para Gabriela Cowperthwaite, cineasta americana de mãe brasileira, dirigir o documentário Blackfish. A obra contesta a cultura de criar estes animais em cativeiro para virar atração em parques de diversões. Ao apurar mais informaçõs, a diretora descobriu que Tilikum tinha feito outras duas vítimas, em 1991 e em 1999, já no SeaWorld.

Tilikum foi capturada em 1983 nos mares da Islândia e levada para um cativeiro no Canadá. Em 1992, ela foi vendida para o SeaWorld.  

A causa da morte ainda não foi identificada até a realização da necrópsia. Há alguns dias, o animal estava sob tratamento por conta de uma infecção pulmonar.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.