Mourão quer entregar minuta do Conselho da Amazônia a Bolsonaro essa semana
O anuncio do chamado Conselho da Amazônia tem gerado desconfiança entre os políticos da região, que esperam a volta do recesso parlamentar para buscar novas informações e se posicionar oficialmente em relação a proposta do governo.
O presidente em exercício Hamilton Mourão, que coordenará os trabalhos, conhece bem a região. Na última sexta-feira (24) ele chamou o ministro da Justiça, Sergio Moro, para discutir o assunto. Ele minimiza as desconfianças e afirma que o momento é de definir estratégias.
Ele explicou que pretende apresentar, nesta semana, ao presidente Jair Bolsonaro a minuta da proposta — levando em consideração os três pontos pedidos pelo presidente: preservar, proteger e desenvolver a região. Ainda segundo Mourão, só depois de definidas essas diretrizes é que os trabalhos vão realmente começar.
O governo anunciou também a criação de uma Força Nacional Ambiental. Mas, segundo Mourão, essa é uma questão que só vai ser discutida em um segundo momento.
Na semana passada, secretários da Segurança Pública de todo o país alertaram para o risco da nova Força Nacional Ambiental acabar sobrecarregando os Estados — como já acontece quando a Força Nacional de Segurança Pública é acionada.
*Com informações da repórter Luciana Verdolin
Assuntos
continue lendo
Política
Moraes pede manifestação da PGR sobre pedido de visita de Flávio a Bolsonaro
Solicitação dos advogados do ex-presidente aconteceu na segunda-feira (5) e sob justificativa de ser 'caráter estritamente familiar'
- Eleições 2026: mais de 33,4 milhões de brasileiros deixaram de votar no 1º turno Jovem Pan · há 2 dias
- Allyson Bezerra e Cadu Xavier vão para o 2º turno pelo governo do RN Júlia Lara · há 3 dias
- Otaviano Pivetta é reeleito governador do Mato Grosso Jovem Pan · há 3 dias
- Morre o influenciador Lito Sousa aos 59 anos Jovem Pan · há 6 dias