Mourão: Um novo padrão de relações entre China e Brasil está sendo estabelecido
O vice-presidente brasileiro viajou a China para fortalecer as relações entre os dois países. Hamilton Mourão vai presidir a reunião da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação, que será realizada nesta quarta-feira (22). O encontro é comandado pelos vice-presidentes dos dois países, mas não acontecia desde 2015.
A Cosban existe há 15 anos e é o principal mecanismo de coordenação das relações entre o gigante asiático e o Brasil, grandes parceiros comerciais.
Durante discurso na China, o vice-presidente Hamilton Mourão disse que ele e Bolsonaro foram eleitos para fazer o país voltar a crescer de forma sustentável. “O governo está consciente dos desafios, e estamos confiantes de que a combinação de reformas estruturais, ajustes físicos e liberalização financeira econômica vão permitir a recuperação da economia”, disse.
O vice-presidente Hamilton Mourão finalizou a fala dizendo que um novo padrão entre os dois países está sendo estabelecido.
De acordo com dados do Ministério da Economia, o Brasil lucrou 29,5 bilhões de dólares com o comércio bilateral com a China somente no ano passado.
A viagem de Mourão coincide com o final da expedição do Ministério da Agricultura no país asiático. Durante a missão, a ministra Tereza Cristina negociou as exportações de proteínas animais, soja e novos investimentos no Brasil.
O MAPA acredita que 75 frigoríficos brasileiros serão habilitados a exportar para a China em breve.
Além da visita de Mourão e da comitiva nos últimos dias, o presidente Jair Bolsonaro deve viajar para o país em outubro deste ano. Logo depois, em novembro, o presidente chinês Xi Jinping vem ao Brasil para participar da 11ª Cúpula do Brics.
*Informações da repórter Nanny Cox
Assuntos
continue lendo
Mundo
Mortos no Nepal e na China chegam a 586 após avalanche; ao menos 2.400 estão desaparecidos
Socorristas trabalhavam hoje em meio aos escombros e à água, dois dias após uma grande massa de lama soterrar casas, derrubar pontes e arrastar carros
- Da autocobrança ao esgotamento: como a busca pelo alto desempenho afeta o corpo e a mente Ana Carolina Oliveira · há 2 semanas
- A sua marca não é mais sua Gustavo Hansel · há 2 semanas
- Tarcísio diz que áudios de Flávio a Vorcaro não impactam relação com senador Jovem Pan · há 2 semanas
- PF divulga parecer sobre acidente Voepass e indicia 16 pessoas Fernando Keller* · há 3 semanas