MP instaura inquérito para apurar ‘trote’ em que calouras ‘juram’ não recusar ‘tentativa de coito’
Um vídeo do trote dos calouros do curso de Medicina da Universidade de Franca, no interior do Estado de São Paulo, viralizou nas redes sociais.
Nele, um homem incentiva um grupo de alunos – formado, na maior parte, por mulheres – a dizer que jamais vão recusar uma “tentativa de coito” de um veterano ou de uma veterana.
A frase chamou a atenção da OAB-Franca, que publicou nas redes sociais uma nota de repúdio ao acontecimento.
A coordenadora da Comissão de Combate à Violência contra a Mulher da OAB-Franca, Najara Lima, explicou que este tipo de fala, mesmo em um contexto de “brincadeira” e “descontração” como o de um trote universitário, ajuda a naturalizar episódios de violência contra a mulher.
A OAB-Franca encaminhou uma denúncia ao Ministério Público, e o promotor Paulo César Correa Borges instaurou um inquérito para apurar o caso e identificar os envolvidos.
A Universidade de Franca publicou uma nota nas redes sociais dizendo que repudia quaisquer atos que incitem preconceito, homofobia, machismo, discriminação ou equivalentes, e garantiu que os responsáveis pelos atos estão sendo identificados e vão ser punidos.
A Associação Atlética da Faculdade de Medicina da universidade também se pronunciou nas redes sociais, dizendo que reconhece o cunho ofensivo do discurso feito no trote, que está tomando as providências necessárias e que pede desculpas a todos que se sentiram ofendidos.
*Informações da repórter Mariana Janjacomo
continue lendo
Notícias
Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF
É casada há quase 20 anos com o ex-atleta de vôlei de praia e campeão olímpico Emanuel Rego e tem um filho
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 2 semanas
- Alexandre Kalil, o ex-presidente do Atlético-MG, que foi prefeito de BH e agora quer o governo de MG Sarah Américo · há 2 semanas
- Vorcaro perguntou se devia ‘estar fora’ para Moraes dois dias antes de ser preso Fernando Keller · há 2 semanas
- Dentista do SUS e militante de esquerda: Quem é Samara Martins (UP), candidata à Presidência Lucas Peçanha · há 2 semanas