Espanha tem menos de 100 óbitos por Covid-19 pelo terceiro dia seguido
‘Devemos continuar sendo prudentes’, destacou o epidemiólogo do governo espanhol, Fernando Simón
Pelo terceiro dia consecutivo, a Espanha registrou menos de 100 mortes por Covid-19, de acordo com informações divulgadas nesta terça pelo Ministério da Saúde local.
Foram confirmados 83 novos óbitos nas últimas 24 horas, um pequeno aumento em comparação aos 59 divulgados nesta segunda (18). O número total de mortes devido à pandemia já atingiu 27.778. Já em relação a infecções, foram 295 os novos casos nas últimas 24 horas, totalizando 232.037.
“Devemos continuar sendo prudentes, estamos indo muito bem, mas devemos garantir que o risco de novos surtos seja reduzido ao mínimo”, disse hoje Fernando Simón, diretor do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências de Saúde, em entrevista coletiva.
Ele atribuiu o aumento das mortes relatadas nesta terça às “pequenas oscilações” diárias, bem como o possível efeito do atraso das comunicações do último fim de semana.
Por esse motivo, ele considerou que os próximos dois dias revelariam a “situação real” da evolução da pandemia na Espanha, mas considerou que “a verdadeira evolução da epidemia é melhor do que o que esses dados nos permitem entender”.
Simón apelou para a “responsabilidade pessoal” dos cidadãos quando uma abertura gradual do país é iniciada, uma vez que “pode haver pessoas infectadas que não detectamos” e pode gerar cadeias de transmissão que não são controladas pelo sistema de saúde.
*Com informações da EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.