Ação antiterrorismo na França termina com 11 líderes presos

  • Por Jovem Pan
  • 02/10/2018 07h40
GUILLAUME HORCAJUELO/EFE As detenções são consequências de um grande desdobramento que contou com cerca de 200 policiais

Uma operação antiterrorista contra uma associação islâmica, realizada nesta terça-feira (2), em Grande-Synthe, cidade da França perto da fronteira com a Bélgica, terminou com a prisão de 11 pessoas, de acordo com fontes da polícia citadas pela emissora “France Info”.

As detenções são consequências de um grande desdobramento que contou com cerca de 200 policiais que desde às 6h (horário local, 1h de Brasília) realizaram 12 buscas na sede da associação muçulmana Centre Zahra France e nas residências de seus principais dirigentes, informou a prefeitura (delegação do governo), através de um comunicado.

“Esta operação é parte da prevenção do terrorismo”, disse a prefeitura, explicando que as atividades da associação foram monitoradas pelo apoio “marcado” de seus líderes “a várias organizações terroristas e a favor de movimentos que defendem idéias contrárias aos valores da República”.

Em virtude de uma diretriz publicada hoje no Diário Oficial, os fundos da organização foram congelados por um período de seis meses.

O Centre Zahra France é um movimento xiita fundado em 2005 que, de acordo com seu site, pretende “informar a mensagem do islã através do olhar do profeta e de sua família” e isso, entre outras coisas, através da internet, publicações, colóquios, mesas redondas, jornadas de estudos, viagens e “manifestações científicas, pedagógicas, religiosas e gnósticas”.

As autoridades francesas já tinha monitorado a associação em 2009 por discurso “antissionismo” muito violento, segundo o canal “France 3”.

*Com informações da Agência EFE.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.