Adolescente marroquino usa garrafas de plástico para chegar à Espanha; assista
Nas últimas semanas, mais de 1,5 mil crianças e adolescentes tentaram entrar em Ceuta via mar; governo espanhol aponta ‘chantagem’ de Marrocos
Um adolescente marroquino chegou até a costa de Ceuta, na Espanha, com garrafas plásticas amarradas ao corpo ao tentar atravessar, a nado, a fronteira com o Marrocos. Um vídeo postado nas redes sociais do ‘The Telegraph’ mostra o adolescente exausto ao chegar na praia de El Tarajal e desesperado com a presença de policiais no local. Ele ainda tentou correr e subir em um paredão de rocha, mas foi interceptado pelos soldados. De acordo com a ministra da Defesa da Espanha, Margarita Robles, o país africano está fazendo “chantagem” ao permitir a travessia de crianças e adolescentes. “É uma agressão às fronteiras espanholas e às fronteiras da União Europeia, e isso, no direito internacional é inaceitável”, disse Margarita durante uma entrevista a uma rádio pública espanhola, acrescentando que o Marrocos estava “usando” menores.
“Não estamos falando de jovens de 16, 17 anos, crianças de 7 ou 8 anos de idade, de acordo com as ONGs … ignorando o direito internacional. Não é aceitável colocar em risco a vida de menores ou de pessoas do próprio país por motivos que não entendo”, completou. As acusações acontecem durante um momento de tensão entre os dois países. A Espanha tem fornecido tratamento médico ao líder da Frente Polisário, um movimento de independência da Saara Ocidental (que está sob controle marroquino) que está gravemente doente por conta da Covid-19.
Na última semana cerca de oito mil pessoas chegaram a Ceuta a nado ou em pequenos bote infláveis. A ministra dos Direitos Sociais da Espanha, Ione Belarre, comentou ao canal de televisão TVE sobre a chegada das 1.500 crianças. “Estamos trabalhando para resolver o problema das crianças que vêm sozinhas. Muitos deles não sabiam das consequências de cruzar a fronteira. E muitos deles querem voltar. Portanto, estamos trabalhando para tornar isso possível”.
🔴 One boy with plastic bottles tied to himself arrived at the Spanish enclave of Ceuta after swimming across the border.
Footage showed soldiers talking to the visibly distressed boy from the shore before he ran onto El Tarajal beach and attempted to scale a wall of rocks pic.twitter.com/nGVXwCrik6
— The Telegraph (@Telegraph) May 20, 2021
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.