África do Sul pode ter 3 milhões de casos e 50 mil mortes pela Covid-19

  • Por Jovem Pan
  • 21/05/2020 10h33
EFE / Juan Ignacio Roncoroni coronavirus-argentina O país tem mais de 18 mil casos e 339 óbitos confirmados

Estudos científicos, divulgados nesta quinta-feira (21), mostram que a África do Sul pode registrar até 50 mil mortes pela Covid-19 e confirmar 3 milhões de infecções pela doença até o final do ano. O país tem mais de 18 mil casos e 339 óbitos confirmados, no momento.

Cientistas e estatísticos contratados pelo Ministério da Saúde para verificar a disseminação da doença disseram que o país poderá ter entre 35 mil e 50 mil mortes causadas pelo vírus até novembro. “Nós realmente não achatamos a curva”, disse o especialista Harry Moultrie em uma apresentação na televisão.

As análises registram o máximo de 3 milhões de casos de coronavírus até novembro, enquanto a demanda por leitos hospitalares atinge um pico de 45 mil, cerca de dez vezes a disponibilidade atual de leitos de terapia intensiva. Um dos levantamentos mostrou que a quarentena reduziu a taxa de infecção em 60%, que desde o início de maio, quando as restrições foram suavizadas, caiu para 30%.

“Com o lockdown, estávamos criando uma barreira física que impede o vírus de se disseminar”, disse o ministro da Saúde, Zweli Mkhize. “A quarentena teve um valor particular. Agora, estamos tentando mudar para uma estratégia ligeiramente diferente, que é a abordagem ajustada ao risco”.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.