Após queixa de vizinhos, Musk retira X gigante do topo da sede do Twitter

Autoridades de San Francisco receberam denúncias por letreiro irradiar luz excessiva; Musk terá de pagar despesas por investigação das autoridades

  • Por Jovem Pan
  • 01/08/2023 01h01
EFE/EPA/JOHN G. MABANGLO sede do twitter Sede do Twitter, em San Francisco, tem passado por mudanças na fachada

A rede social X, até recentemente conhecida como Twitter, retirou nesta segunda-feira, 31, a estrutura na forma de seu novo logotipo instalada no telhado de sua sede em San Francisco, nos Estados Unidos, após conflitos da empresa de Elon Musk com as autoridades locais. Vizinhos dos escritórios da empresa se queixaram da ofuscante luz emitida à noite pelo letreiro (assista abaixo), que havia sido instalado na semana passada. Outros também denunciaram que a estrutura poderia ser perigosa, já que ficava na borda do edifício e não parecia estar presa com segurança. Patrick Hannan, diretor de comunicações do Departamento de Inspeção de Construção e Planejamento de San Francisco, disse à AFP que “esta manhã, inspetores do prédio supervisionaram o desmonte da estrutura”. Na sexta-feira e no sábado, um inspetor do Departamento de Urbanismo da cidade que foi verificar o grande letreiro metálico não foi autorizado a entrar no prédio, segundo informações oficiais. Um representante da empresa afirmou a ele que se tratava de um “letreiro luminoso temporário para um evento”. O proprietário do edifício onde o X está sediado terá que arcar com os custos das licenças para instalar e remover a estrutura, assim como com as despesas associadas à investigação pelas autoridades da cidade, indicou Hannan.

A cidade enviou ao X um aviso de infração advertindo que era necessário obter as permissões para colocar a estrutura. Há uma semana, Musk trocou o nome do Twitter para X. Já utilizou o caractere em outra de suas empresas, a SpaceX, e no nome de um de seus filhos, X Æ A-XII, ou X para abreviar. Musk quer transformar o X em uma plataforma semelhante ao WeChat na China, com uma combinação de serviços. “X é o estado futuro da interatividade ilimitada – centrada em áudio, vídeo, mensagens, pagamentos/banco – que cria um mercado global de ideias, bens, serviços e oportunidades”, explicou a diretora-executiva da empresa, Linda Yaccarino. No sábado, Musk disse na rede social que recebeu “grandes incentivos para transferir a sede do X para fora de San Francisco, especialmente agora que a cidade está em uma trágica espiral de empresas saindo”. Mas “não vamos sair”, acrescentou.

*Com informações da AFP

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.