Ataque contra manifestantes no Iraque mata 18; protestos já fazem 240 vítimas
Um homem mascarado abriu fogo, nesta terça-feira (29), contra manifestantes na cidade Karbala, no Iraque, matando 18 pessoas e ferindo outras centenas. Segundo as autoridades do país, esse foi um dos ataques mais mortíferos desde o início dos protestos.
Os disparos começaram quando os iraquianos tomaram as ruas pelo quinto dia seguido de manifestações. Eles protestam contra a corrupção e a falta de serviços públicos, entre outras queixas.
Ainda não se sabe quem está por trás do ataque. Os manifestantes afirmaram que não sabem se o homem mascarado era da polícia de choque, das forças especiais ou membro de milícias ligadas ao Irã.
O líder da província, Nassif al-Khutabi, negou que qualquer manifestante tenha sido morto, acrescentando que três membros das forças de segurança ficaram feridos.
Movimento ganha força
O movimento, que exige a “queda do regime”, ganhou força na segunda-feira (28) com a adesão de milhares de estudantes universitários e do Ensino Médio, que tomaram as ruas de Bagdá e de várias cidades do sul do país.
As autoridades anunciaram um toque de recolher da meia noite às 6h, o qual os manifestantes desafiaram com buzinas e músicas reproduzidas em alto-falantes espalhados por toda a capital. Sindicatos de professores, advogados e dentistas anunciaram paralisações e greves por tempo indeterminado. Além disso, as administrações de várias províncias do sul estavam bloqueadas por grevistas.
Desde o início dos protestos, no dia 1º de outubro, 240 pessoas morreram e mais de 8 mil ficaram feridas, de acordo com um balanço oficial. Em Bagdá, milhares de manifestantes caminhavam em direção a Praça Tahrir nesta terça-feira, um espaço ocupado desde quinta-feira passada.
*Com Estadão Conteúdo
continue lendo
Mundo
Açougueiro é condenado no Iraque por vender carne de porco em cidade sagrada
Homem foi preso com 75 quilos de carne de porco que vendia como carne bovina em Najaf, um dos santuários mais venerados do mundo.
- Argentina amplia denúncias de atividades petrolíferas ilegais próximo das Malvinas Europa Press · há 3 horas
- Trump diz ser ‘horrível’ decisão da Corte de rejeitar restrição sobre voto por correio AFP · há 3 horas
- Turquia prende dezenas de manifestantes que protestavam contra a repressão LGBTQIA+ AFP · há 3 horas
- Bruxelas diz que ‘prioridade’ é repatriar ao Marrocos migrantes ilegais do país em Ceuta Europa Press · há 3 horas