Câmara avalia pedido de impeachment de Trump por obstrução

  • Por Jovem Pan
  • 09/05/2019 15h48
EFE/ Michael Reynolds Presidente da Câmara disse que existe um "efeito acumulativo de obstrução no qual o governo Trump está envolvido"

A presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, afirmou nesta quinta-feira, 9, que está considerando colocar em votação no Congresso um pedido de impeachment do presidente Donald Trump, iniciativa que setores mais progressistas do partido Democrata vêm insinuando há meses.

Até agora, Pelosi tinha tomado distância da ideia de iniciar um impeachment contra Trump, mas, nesta quinta, ela disse que existe um “efeito acumulativo de obstrução no qual o governo Trump está envolvido”.

“Um julgamento político dever ter muita base na Constituição, mas Trump está demonstrando a cada dia mais obstrução à Justiça e falta de respeito com o papel legítimo do Congresso para fazer convocações”, disse Pelosi em entrevista coletiva.

Pelosi se referia ao fato de Trump ter vetado o acesso do Congresso à versão completa do relatório do procurador especial Robert Mueller, que foi divulgado parcialmente.

“Este governo não respeita a separação de poderes e não honra os juramentos a seus cargos”, disse Pelosi.

A acusação de “obstrução à Justiça” esteve por trás da tentativa de impeachment contra Bill Clinton (1993-2001) e da renúncia de Richard Nixon (1969-1974), que deixou a Casa Branca diante da certeza de que enfrentaria um processo deste tipo.

A líder democrata explicou que as comissões de Supervisão e de Justiça da Câmara de Representantes “vão acompanhar os fatos” e farão “o correto” a respeito de um possível pedido de impeachment.

“Não tem nada a ver com política. Nós não estamos indo mais rápido ou mais devagar do que os fatos nos levam”, insistiu Pelosi.

Nesse sentido, a congressista lembrou que a renúncia de Nixon aconteceu “depois de meses de investigações e convocações” no Congresso, até que se chegou a um argumento que convenceu “até mesmo os republicanos”.

Em suas declarações, Pelosi reconheceu que o julgamento político “é uma das coisas mais divisivas que podem ser feitas”, mas opinou que os americanos “devem saber a verdade”

*Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.