Candidato do governo lidera contagem de votos no Paraguai

  • Por EFE
  • 22/04/2018 20h27 - Atualizado em 23/04/2018 08h26
EFE/Andrés Cristaldo Candidato governista Mario Abdo Benítez após votar neste domingo (22) em Asunción

O candidato governista à presidência do Paraguai pelo Partido Colorado, Mario Abdo Benítez, lidera neste domingo os resultados parciais do pleito com 47% dos votos, com um total de 66,6% das urnas apuradas segundo a Justiça Eleitoral. Benítez é apoiado pelo presidente Horacio Cartes.

Em segundo lugar está o liberal Efraín Alegre, da aliança opositora Ganar, que reúne o Partido Liberal e o movimento de esquerda Frente Gasu, com 42,44% dos votos, segundo os resultados preliminares da Justiça Eleitoral, que estabelece uma diferença de aproximadamente 70 mil votos em favor de Abdo Benítez.

Dos dez candidatos à presidência, os dois são os que contam com mais chances de governar o país nos próximos cinco anos.

Na sede do Partido Colorado, no centro de Assunção, os correligionários de Abdo Benítez vivem um ambiente de euforia e esperam pela chegada do candidato.

Por sua vez, Alegre deve comparecer ao lado de seu candidato à vice-presidência diante de militantes e simpatizantes no comitê central de sua campanha, também no centro de Assunção.

Nas eleições, que têm apenas um turno, também está em jogo a composição do Congresso (Senado e Câmara dos Deputados) e os governadores dos 17 departamentos, além das cadeiras no Parlasur (Parlamento do Mercosul).

O Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE) estimou a participação eleitoral em 67,5%, de um total de 4.241.507 eleitores que estavam habilitados a votar.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.