É cedo para suspender o isolamento, diz ministro da saúde britânica

  • Por Jovem Pan
  • 16/04/2020 10h14
EFE/EPA/WILL OLIVER Epidemiologistas alertam que uma segunda onda do surto poderia ameaçar os mais frágeis e os idosos

O surto do novo coronavírus está chegando ao pico no Reino Unido, mas segundo afirmação feito pelo ministro da saúde, Matt Hancock, nesta quinta-feira (16), é cedo demais para suspender o isolamento porque o vírus “se alastraria”.

O país tem o quinto maior número de mortes por covid-19 do mundo, atrás dos Estados Unidos, da Itália, Espanha e França. Entretanto, esses dados só registram fatalidades em hospitais e o número real provavelmente é muito maior.

“Achamos que é cedo demais para fazer uma mudança”, disse Hancock. “Embora tenhamos visto um achatamento no número de casos e, felizmente, um achatamento no número de mortes, isso ainda não começou a baixar.”

“Se simplesmente descartássemos todas as medidas agora, o vírus voltaria a se alastrar, e não podemos deixar isso acontecer”, afirmou.

O primeiro-ministro, Boris Johnson, se recupera de complicações da covid-19, em uma residência de campo, e o governo britânico deve discutir ainda nesta quinta uma revisão do isolamento.

O secretário das Relações Exteriores, Dominic Raab, que assumiu o lugar de Johnson, já deixou claro que não haverá nenhuma suspensão imediata das medidas de distanciamento social, anunciadas em 23 de março.

As restrições mais severas do país praticamente desativaram grande parte da economia mundial, e o Reino Unido caminha para sua depressão mais profunda em três séculos.

Enquanto líderes de todo o mundo cogitam maneiras de sair do isolamento, epidemiologistas alertam que uma segunda onda do surto poderia ameaçar os mais frágeis e os idosos.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.