China emite alerta e tenta controlar novo surto de coronavírus em áreas rurais

Governo emitiu um aviso aos departamentos agrícolas locais para que mantenham medidas de prevenção, mas que continuem com a produção ‘estável’

  • Por Jovem Pan
  • 20/01/2021 14h06 - Atualizado em 20/01/2021 14h09
EFE/EPA/WU HONG China tem registrado novos casos de Covid-19 nos últimos dias

O governo da China informou o surgimento de recente surto de pneumonia provocada pelo coronavírus em áreas rurais e urbanas de Hebei, Jilin, Heilongjiang, além de outras regiões, e destacou as dificuldades na produção e operação de algumas fazendas. O Escritório Geral do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China emitiu um aviso aos departamentos agrícolas locais para que mantenham medidas de prevenção em regiões de “alto risco de epidemia do novo coronavírus”, mas que continuem com a produção “estável”, assim como o abastecimento de produtos de origem animal. Esses territórios pertencem às cinco áreas em que foram impostas novas medidas de isolamento, anunciadas pela administração central, na segunda-feira.

Segundo o comunicado divulgado no site oficial do ministério nesta quarta-feira, 20, o governo chinês conclama autoridades regionais das áreas de médio e alto risco a formular planos de trabalho detalhados e implementar medidas para fortalecer a gestão de fazendas e áreas de produção familiar no combate à pandemia de Covid-19. As aldeias que apresentam casos de Covid-19, nas áreas de médio e alto risco, devem providenciar testes em massa para quem trabalha com animais. A entrada e saída de pessoas dessas regiões produtoras passa a ser controlada, principalmente no manejo de gado e aves, alerta o ministério.

O governo chinês também determinou que sejam implementados monitoramento e investigação de epidemias animais, imunização obrigatória, desinfecção de locais em que foram encontrados animais mortos, assim como nos veículos de transporte desses animais. O objetivo principal, segundo o aviso federal, é a “desinfecção abrangente de criações de gado e aves em aldeias afetadas”. O Ministério da Agricultura da China diz, ainda, que é preciso “garantir o fluxo regular de materiais de produção, como gado jovem e aves, gado de reprodução, ração, medicamentos veterinários, ovos e produtos lácteos no escopo das necessidades diárias durante o período de prevenção e controle da epidemia”.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.