China pede diálogo na Venezuela e critica ‘politização’ de ajuda humanitária

  • Por Jovem Pan
  • 25/02/2019 07h14
EFE Região de fronteira entre Brasil e Venezuela tem registrado confrontos

O governo da China demonstrou preocupação com a situação da Venezuela nesta segunda-feira (25), criticou a “politização” da entrega de assistência humanitária ao país e pediu “diálogo e soluções políticas” para resolver a atual crise.

“A situação dentro e fora da Venezuela é instável, inclusive turbulenta, o que não é bom para nenhuma das partes”, afirmou o porta-voz da chancelaria chinesa, Lu Kang, em comunicado, após os confrontos registrados sábado (23) entre opositores e forças governamentais nas fronteiras com Colômbia e Brasil.

Na região Brasil, os confrontos deixaram três mortos, segundo o Observatório Venezuelano de Conflito Social (OVCS), além de dezenas de feridos. O porta-voz da diplomacia chinesa pediu que Nicolás Maduro e a oposição busquem “soluções políticas através do diálogo e da consulta, mas dentro dos marcos legais e constitucionais”.

Além disso, criticou que “forças externas” intervenham nos assuntos internos venezuelanos e mostrou sua oposição à “politização” da entrega de assistência humanitária ao país.

Lu também pediu à comunidade internacional que respeite “os princípios básicos das relações internacionais e tome ações que realmente conduzam à estabilidade do país, ao seu desenvolvimento econômico e à melhoria da vida do povo”.

“Esperamos que a comunidade internacional forneça assistência construtiva à Venezuela desde que respeite sua soberania”, afirmou o porta-voz. O ditador venezuelano impediu a entrada no país da ajuda humanitária solicitada pelo chefe do parlamento e presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.