Conservadores vencem eleições na Austrália: “milagre”, diz primeiro-ministro

  • Por Jovem Pan
  • 18/05/2019 13h52 - Atualizado em 18/05/2019 13h52
Reprodução/Facebook Coalizão do primeiro-ministro, a Liberal-Nacional, conseguiu 74 cadeiras no Parlamento, mas terá que fazer alianças para governar em maioria

A coalizão Liberal-Nacional, do atual primeiro-ministro Scott Morrison, venceu as eleições legislativas deste sábado, 18, na Austrália. Os conservadores conseguiram 74 cadeiras no Parlamento, duas a menos do que a maioria absoluta, contrariando as pesquisas, que indicavam vitória do Partido Trabalhista. Morrison falou que a vitória é um “milagre”.

“Sempre acreditei em milagres… e hoje entregamos outro. Quão grande é a Austrália?”, questionou em seu discurso em Sydney, no meio de manifestantes que cantavam “ScoMo”, a forma como chamam o primeiro-ministro.

“Esta noite não se trata de mim nem do Partido Liberal, se trata de cada um dos australianos que dependem de um governo que os ponha em primeiro lugar!”, acrescentou este político liberal de ideias sociais conservadoras.

As projeções da Comissão Eleitoral Australiana indicam que o Partido Trabalhista teria obtido 67 cadeiras.

Diante desse cenário, o líder opositor Bill Shorten admitiu a derrota ao anunciar que “sem querer manter falsas esperanças, enquanto ainda faltam contar milhões de votos e importantes cadeiras para finalizar, é óbvio que os trabalhistas não serão capazes de formar o próximo governo”.

O ex-sindicalista também destacou que falou por telefone com Morrison para felicitá-lo pela vitória e antecipou que deixará a liderança do seu partido para abrir passagem a um novo líder, mas que seguirá no parlamento como legislador.

Os liberais comemoram a vitória, mesmo sem saber se a coalizão poderá governar sem alianças com outras formações.

Para governar em maioria na Austrália são necessárias 76 das 151 cadeiras, caso contrário é preciso realizar alianças com os independentes e partidos minoritários da Câmara.

Outras formações que conseguiram cadeiras no Legislativo são o Partido Australiano de Katter, que representa os interesses rurais, o Partido Verde e a Aliança de Centro, além de outros quatro independentes.

Os resultados das eleições de hoje foram uma surpresa para os trabalhistas, que partiam como favoritos na pesquisa da Newspoll desta manhã que lhes dava uma vantagem de três pontos percentuais sobre a coalizão.

Os trabalhistas se comprometeram a reduzir 45% dos gases contaminantes até 2030, a respeito das emissões de 2005, mas não conseguiram obter os votos de uma parte importante dos eleitores de Queensland, no nordeste do país, que é favorável ao projeto de exploração de uma gigantesca mina de carvão.

*Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.