Coreia do Norte pediu ajuda internacional para combater falta de comida no país, segundo ONU

  • Por Jovem Pan
  • 21/02/2019 18h45
EFE Coreia do Norte Coreia do Sul Governo de Kim Jong-un recorreu à ONU e outros organismos humanitários

A Coreia do Norte pediu ajuda internacional diante da falta de comida no país, informou nesta quinta-feira (21) a Organização das Nações Unidas (ONU). “O governo solicitou assistência das organizações humanitárias presentes no país para responder ao impacto da situação de segurança alimentar”, explicou o porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric.

De acordo com o porta-voz, a ONU está em contato com as autoridades norte-coreanas para analisar o impacto que essa falta de comida pode ter na população mais vulnerável e atuar de forma rápida para suprir necessidades. Dujarric disse que espera-se que este ano o país sofra carência de 1,4 milhão de toneladas de alimentos básicos, como arroz.

O representante afirmou ainda que a ONU está preocupada com a “deterioração da situação de segurança alimentar” na Coreia do Norte e está analisando com o governo. Na década de 1990, o país asiático foi palco de uma forte crise de fome na qual, segundo diferentes estimativas, entre 250 mil e mais de 3 milhões de pessoas morreram.

A Coreia do Norte é alvo de pesadas sanções internacionais como consequência de programa nuclear e mísseis. Embora existam isenções humanitárias, muitos analistas reconhecem que as restrições contra o regime também afetam a população. Países como a Rússia pediram recentemente a suspensão de algumas dessas sanções.

A ideia de aliados norte-coreados é, com isso, incentivar o governo a avançar em conversas sobre desnuclearização com os Estados Unidos. Os presidentes dos dois países, Donald Trump e Kim Jong-un, devem se encontrar na semana que vem – pela segunda vez – em Hanói, no Vietnã, para “definição compartilhada” sobre o tema.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.