Coronavírus em Moscou excede dados oficiais, afirma prefeito

  • Por Jovem Pan
  • 25/03/2020 08h07
EFE/EPA/SERGEI ILNITSKY Até agora, a Rússia registrou 495 casos do vírus e uma morte, muito menos do que países da Europa

O prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, afirmou na terça-feira (24) ao presidente russo, Vladimir Putin, que o número de casos de coronavírus na capital russa excede em muito os dados oficiais.

O comentário de Sergei Sobyanin, aliado de Putin, foi a indicação mais forte por parte das autoridades russas de que elas não têm uma compreensão completa de quanto o vírus se espalhou por toda a vasta extensão do país.

Até agora, a Rússia registrou 495 casos do vírus e uma morte, muito menos do que os principais países da Europa Ocidental. O governo fechou boates, cinemas e centros de entretenimento infantil para conter a propagação do vírus.

Putin disse anteriormente que a situação está sob controle, mas alguns médicos questionaram até que ponto os dados oficiais refletem a realidade.

“Uma situação séria está se desenrolando. Há significativamente mais pessoas doentes”, afirmou Sobyanin a Putin em uma reunião, acrescentando que o número real de casos não está claro, mas que eles estavam aumentando rapidamente.

Os testes para o vírus são escassos, disse ele, e muitos moscovitas que retornavam do exterior estavam se isolando em casa ou em casas de férias no campo, e não estavam sendo testados.

Também nessa terça, Putin vestiu um traje de proteção e um respirador para visitar um hospital, nos arredores de Moscou, que trata pacientes com coronavírus. Ele elogiou os médicos pelo trabalho.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.